Na sessão da Câmara Municipal de Paulínia do último dia 15 de fevereiro, o vereador Francisco Almeida Bonavita Barros (PMDB), apresentou ao legislativo da cidade uma indicação, aprovada em votação, que prevê a construção, por parte do Governo Municipal, a construção de uma escola de educação fundamental nas proximidades dos bairros João Aranha e São José, uma das áreas mais populosas da cidade.
Segundo o texto apresentado na indicação, “o município tem a responsabilidade sob o ensino fundamental”. O peemedebista afirma ainda que, a cada ano que passa, a população na cidade aumenta, e o número de vagas nas escolas vai se tornando mais difícil. “Uma das saídas é construir uma escola de ensino fundamental no São José, o que desafogaria a Escola Padre Narciso”, completou o vereador.
O Jornal de Paulínia entrou em contato com a Prefeitura Municipal, que comentou o caso. De acordo com a assessoria de imprensa, já existe na administração, desde o ano passado, um projeto que prevê a construção de uma escola fundamental na mesma área na qual o vereador Bonavita faz sua propositura. Durante coletiva na manhã de quarta-feira, o prefeito José Pavan Junior afirmou que duas escolas, uma no Bom Retiro e outra no São José, já estão sendo construídas. As escolas vêm para atender ao ensino médio e fundamental.
Ainda segundo Alves, o atual prefeito José Pavan Júnior (DEM), prometeu, durante a campanha que o elegeu em 2008, que uma escola seria construída no São José, ainda no seu mandato. Se a previsão se concretizar, Alves prevê que a nova escola vá atender cerca de três mil crianças, vindas do São José, João Aranha e Marieta Dian.